Caprichosos de Pilares - Samba School Song Português

Caprichosos de Pilares Samba School flag

Listen here to the samba song of the Rio Samba School Caprichosos de Pilares. Just click on the music player on the side.


Caprichosos de Pilares Samba School

DETAILS

Established in: 19/02/1949

Flag Colours: Blue and white

Honorary: Cesar Tadeu

President: Gilberto Nilo da Silva (Belo)


Address: Rua Faleiro, 1 – PilaresRJ
Phone: (21) 2592-5610 / (21) 25807942

Reharsals: Rua Faleiro, 1 – Pilares

Head Quarter: Rua Almirante Mariath - 4 Cajú RJ

Press:


Caprichosos de Pilares 2017

2017 parading time

Parading Theme:
"Tem gringo no samba"

Carnival Designers (Carnavalescos):
Amauri Santos

Carnival Manager: Jeferson Carlos

Vocalist: Thiago Brito

Drummer`s Regents: Mestre Alexandre

Drummer`s Queen: Milena Nogueira

Flag Carring Couple: Paulo Roberto e Raessa Alves

Vanguard: Hélio Bejani


2017 parading time

 

 

Caprichosos

de Pilares

Theme: "TEM GRINGO NO SAMBA "

Composers: Gabriel Fraga, Régis, Rute Labre, Franco Cava, Luiz Careca e Ricardo Santiago
Vocalist: Thiago Brito

Samba Enredo

NAS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ... CAMINHEI
"CORRENDO" ATRÁS DE UM SONHO
NESSA TERRA ENFIM, CHEGUEI
NO MEU DESTINO VI DE PERTO ESSA MISTURA
DE CORES, CRENÇAS E CULTURAS... CARNAVAL
VEIO DA BAHIA PRA CASA DE TIA CIATA
O SOM QUE IMORTALIZA E CONSAGRA
FIRMA NA PALMA DA MÃO
ENCONTRA NA CANÇÃO
A MAIS DOCE INSPIRAÇÃO
 
"PELO TELEFONE" ECOOU DESSE TERREIRO
UMA "AQUARELA" DE UM "BRASIL MAIS BRASILEIRO"
MELODIA PELO AR, SENTIMENTO A REVELAR
O SAMBA CONTAGIA O MUNDO INTEIRO (BIS)

 
O POVO ABRAÇOU TODAS AS ARTES
DOS ''GRINGOS'' QUE MARCARAM A HISTÓRIA
NO CANTO, NA DANÇA, PELAS CALÇADAS
NAS TELAS E PALCOS, BELA ESCADA
ENTÃO... DA VIDA ESQUECI AS ILUSÕES
COM A BOLA CONQUISTEI OS CORAÇÕES
BRILHEI, ME FIZ UM GRANDE VENCEDOR
REFLETE A NATUREZA EM MEUS OLHOS
''SÃO JORGE'' CAVALEIRO A ME GUIAR
EU SOU O "PET", DE AZUL E BRANCO A DESFILAR

CAPRICHOSOS CHEGOU, QUERO VER SEGURAR
MINHA TORCIDA É DE PILARES, TEM QUE RESPEITAR
VEM DA ARQUIBANCADA UM GRITO DE GOL! (GOL!)
COMUNIDADE DÁ SHOW, (DÁ SHOW!) (BIS)

 


2017 Parading Theme

"TEM GRINGO NO SAMBA "

Introdução

Carnavalesco: Amauri Santos

 


Caprichosos de Pilares`s history

A historiografia do Carnaval aponta a Caprichosos como uma espécie de dissidência de outra antiga agremiação de Pilares, a Unidos de Terra Nova, escola que em 1947 obteve o 21º lugar entre 26 escolas, não desfilando no ano seguinte. Um grupo de sambistas de Pilares resolveu criar então uma nova entidade. Suas cores iniciais eram vermelho e branco, depois as suas cores mudaram para azul e branco em homenagem a madrinha Portela
Não se sabe a que comunidade o nome "Terra Nova" faria referência, porém segundo Nelson da Nóbrega Fernandes, foi citado o nome de uma tal "Voz da Terra Nova" em uma apresentação de representantes de 61 escolas de samba ao ainda prefeito Hildebrando de Góis, todas supostamente filiadas à FBES, muito embora o autor admita que muitas delas eram escolas fantasmas criadas apenas para parecer dar mais peso à entidade representativa.
Em 1950, Caprichosos e Unidos da Terra Nova desfilaram pela UGESB, tendo a Caprichosos ficado na 14ª colocação, e a Terra Nova em 18º lugar, entre 20 escolas.
Desde sua fundação, em 1949, a Caprichosos de Pilares já conquistou quatro títulos de campeão do carnaval em grupos de acessos: em 1960 com o enredo Invasão Holandesa na Bahia,em 1971 com o tema Brasil na Primavera,em 1982 com o enredo Moça bonita não paga….O famoso carnaval da feira livre, indo ao grupo principal do carnaval carioca em 1983 conquistando enfim o status de grande escola de samba.
Por volta de 1974, Amaury Jório, presidente da AESCRJ, pediu ao administrador regional, que na época era o Oswaldo de Moura Brito Piragibe (Dr. Piragibe), que concedesse um espaço para a construção da quadra. O administrador se envolveu de tal forma com o projeto, que não só colaborou com a obra da quadra, mas também entrou para a história da escola, conseguindo a cessão pela Prefeitura do terreno que era um espaço de urbanização do viaduto Cristóvão Colombo (viaduto de Pilares).
Em 1985 a escola de Pilares consolidou seu estilo de carnaval irreverente, com uma mistura de política e humor no enredo E por falar em saudade…. A Caprichosos fez grandes carnavais. Marcados por seus sambas empolgantes e irreverentes, que sempre estiveram na ponta da língua do povão. Por isso, seus maiores títulos foram dados pelo grande público, como por exemplo, o Estandarte de Ouro em 1985.
Em 1993, com o enredo Não Existe Pecado do Lado de Cá do Túnel Rebouças, que fazia uma homenagem ao morador suburbano, a Caprichosos ficou em penúltimo lugar, só não sendo rebaixada (junto com a Unidos da Ponte) porque o presidente da Liesa, Paulo de Almeida, decidiu que não haveria rebaixamento.1
Em meados da década de 1990, mais precisamente em 1995, a Caprichosos de Pilares abandona o estilo irreverente e apresenta na avenida um carnaval mais caro e luxuoso. O então carnavalesco Mauro Quintaes, discípulo de Joãosinho Trinta, desenvolveu o enredo com mais tecnologia do que a escola estava acostumada. Naquele ano, a Caprichosos botou o seu samba na boca do povo também: Vou me acabar nessa magia, e a Caprichosos traz a energia. Especula-se que essa mudança se deu devido à falta de bons resultados em termos de notas e classificações a que os desfiles irreverentes haviam conseguindo. Em 1996, com um enredo sobre o chocolate, a escola acabou rebaixada para o Grupo de Acesso. Por muito pouco não ficou, pois empatou com a Unidos da Tijuca que acabou levando a melhor no desempate. No ano seguinte, a Caprichosos foi vice-campeã do acesso e subiu novamente para o grupo especial, onde permaneceu até o carnaval de 2006.
A Caprichosos ainda chegou a desenvolver um enredo crítico em 2000, sobre a ditadura militar, e em 2004 homenageou Xuxa Meneghel, que participou da escola do samba enredo, na final da disputa interna, e desfilou no último carro alegórico. Ainda naquele ano, a escola perderia seu intérprete Jackson Martins, assassinado, em 08 de agosto.
Em 2005, com a volta da bom humor, fez uma homenagem aos vinte anos da LIESA.
Em 2006, a escola apresentou o enredo O Espírito Santo Caprichou, fazendo uma homenagem ao estado capixaba, naquele mesmo ano a LIESA mudou o regulamento e em vez de uma,duas escolas seriam rebaixadas,a escola terminou em décimo terceiro lugar,sendo rebaixada com a Acadêmicos da Rocinha que ficou em último lugar.
Em 2007, a escola desfilou no Grupo de acesso A e conquistou o vice-campeonato falando sobre o gás e o biodiesel,como a partir daquele ano apenas uma escola subiria ao Grupo Especial a que eventuamente seria a campeã do Acesso, a Caprichosos não retornou a elite do carnaval carioca. No dia 11 de outubro de 2007, a Caprichosos perdeu seu fundador, diretor de carnaval e vice-presidente administrativo, Athayde Pereira, que faleceu devido a um infarto fulminante.
No ano seguinte, falando sobre o município de Itaboraí e com samba e enredos considerados belos, mas pecando nas alegorias com geradores mal decorados e ferro à mostra, a Caprichosos termina na 6° colocação.1
Em 2009, com o enredo No transporte da alegria…Me leva Caprichosos a caminho da folia, a Caprichosos fica em último lugar entre as escolas, mas se salva do iminente rebaixamento, porque a LESGA decidiu que ninguém cairia devido à crise mundial, que teria atrapalhado a preparação das agremiações.
Mas, especula-se que a "salvação" teria ocorrido porque o presidente da Inocentes de Belford Roxo escola que também seria rebaixada o Grupo B era o então presidente da LESGA.
Em 2010, mesmo sem muitos recursos, reeditou "E por falar em saudade", um desfile simples mas contagiante e animado, solto e livre, onde a escola saiu aclamada por todas as arquibancandas, mas somente obteve a 7ª colocação. No mesmo ano, faleceu o português Ratinho, um dos maiores compositores da história da agremiação.
Em 2011 a escola trouxe o enredo "Gente Humilde", falando sobre as dificuldades do morador do Subúrbio carioca. A escola desfilou já pela manhã um desfile simples e humilde, mas mesmo assim com muita garra. No começo da apuração, a agremiação perdeu 0,5 ponto por apresentar um ``elemento estranho`` na comissão de frente, um tripé. Terminou na 10º colocação, descendo para o Grupo de Acesso B. Algumas semanas depois de ser rebaixada, houve eleição para presidente, pleito do qual saiu vitorioso o empresário Cézar Thadeu Vinheiros.
Em 2012, a Caprichosos apresentou-se pelo Grupo de Acesso B com o enredo "A Caprichosos faz o seu papel… levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!", do carnavalesco Amauri Santos. A escola fez um desfile muito competente, com fantasias e alegorias coerentes e muito bem acabadas. A comunidade cantou forte e brincou bastante na avenida. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diego Falcão e Jaqueline Gomes, ventindo uma bela fantasia em tons de azul e prata, fez a mais bela apresentação da noite. Esse desfile marcou a volta de Clóvis Pê como intérprete, e trouxe uma nova rainha de bateria, Bianca Salgueiro, que foi rainha do carnaval carioca em 2011. Tendo computado 300 pontos na apuração ocorrida em 22/02, a agremiação sagrou-se campeã e voltando a desfilar pelo Grupo de Acesso A em 2013.
Para o desfile de 2013, por coincidir com a Mocidade Alegre, onde é o cantor oficial, Clóvis Pê se afasta do microfone oficial, mas não da escola. pra isso, nomeiou dois intérpretes oficiais: Sandro Motta e Lico Monteiro . que no entanto se juntam a Celino Dias e Pepê Niterói. formando um quarteto de intérpretes da escola. sendo que Pepê, devido a diversas faltas, foi demitido9 . ficando com um trio de intérpretes.
Para 2014, a escola continuou com Amauri santos, sendo seu carnavalesco, houve mudanças na direção de carnaval-harmonia e Thiago Brito, retorna como intérprete da escola. seu samba foi escolhido em 21 de Setembro de 2013, onde sagrou-se vencedor a parceria de Jorginho Moreira, Frank, Rafael Gigante, Victor Rangel, Max Colonna e Edinho de Pilares, derrotando na final, as parcerias de Sylvinho, Dudu Mendes, Tuil Pontes, Geraldo Filho e Cláudio Bacana; Noquinha, JB, Noca da Portela, Anderson Maia, Nelsinho e Diogão Pereira e Aurélio Proença, Paulo Aparício, Mauro Speranza, Naldo da Carne de Sol, Mauro do Gato e Márcio do Swing .num enredo sobre a Lapa, terminou na 9º colocação.
Após o carnaval, se teve um pleito onde se elegeu o então vice do ex-presidente Gilberto Nilo, sendo que o anterior presidente, passa a ocupar a presidência de honra.
Em 2015 a escola apresentou o enredo "Na minha mão é mais barato, do carnavalesco estreante Leandro Vieira. Com a volta da tradicional irreverência, a agremiação empolgou o público e fez a sua melhor apresentação da década segundo a crítica especializada terminando o o desfile na sétima colocação.

Rio Carnival 2017
Samba Schools &
Samba Songs

Find here all Rio Samba School details with the latest samba songs and 2017 parading themes.

You will be able to listen to the 2017 samba songs on your own Rio Carnival Page as soon as they are released.

All samba school songs
info about the schools
all about 2017 rio carnival

Rio Carnival Samba School Photos

Titles of the School

YEAR PLACE
1950 14th place
1951 17th place
1952 7th place
1953 7th place
1954 2nd place
1955 10th place
1956 14th place
1957 8th place
1958 15th place
1959 10th place
1960 Winner
1961 9th place
1962 4th place
1963 9th place
1964 10th place
1965 11th place
1966 12th place
1967 11th place
1968 13th place
1969 8th place
1970 11th place
1971 Winner
1972 11th place
1973 13th place
1974 4th place
1975 10th place
1976 13th place
1977 3rd place
1978 6th place
1979 6th place
1980 5th place
1981 12th place
1982 Winner
1983 ----------------
1984 6th place
1985 9th place
1986 9th place
1987 8th place
1988 8th place
1989 12th place
1990 13th place
1991 10th place
1992 11th place
1993 13th place
1994 10th place
1995 10th place
1996 15th place
1997 2nd place
1998 10th place
1999 9th place
2000 11th place
2001 12th place
2002 12th place
2003 10th place
2004 13th place
2005 11th place
2006 13th place
2007 2nd place
2008 6th place
2009 10th place
2010 7th place
2011 10th place
2012 Winner
2013 6th place
2014 9th place
2015 7th place
2017